29 de abril de 2010

Liderança Democrática

Continuando a análise dos diferentes estilos de liderança, depois de comentar sobre líderes coercitivos e autocráticos, esse post é dedicado à liderança democrática.

Denominada também de participativa ou consultiva esse estilo de liderança é marcado pela participação dos componentes da equipe nas decisões técnicas do projeto. Caracteriza-se, portanto, como uma liderança voltada para as pessoas.

A partir da promoção dos debates os problemas ganham soluções que por muitas vezes seriam impensadas enquanto as atividades passam a ser observadas por pontos de vista diferentes. Contudo, é papel do líder proporcionar e mediar os debates, orientando para que atinjam os objetivos almejados. Através de lições aprendidas, o líder e o time devem evitar soluções desastrosas e tomar caminhos de menor custo.

A principal pergunta de um líder democrático é "O que você acha?". De acordo com a liderança participativa cria consenso por meio da participação do time nas decisões e orienta o grupo a desenvolver as atividades.

Promover a participação, construir um ambiente colaborativo, ter confiança na equipe, manter um alto nível de comunicação e saber ouvir são características desse líder.

Há um tempo, estava à frente de um importante projeto, para o qual todos os holofotes estavam apontados. Em um determinado momento um dos componentes do time levantou e disse: "Tem alguma coisa errada". Toda a equipe foi reunida para discutir o assunto e procurar soluções ideais para trazer novamente o projeto à normalidade. Uma proposta bastante audaciosa foi definida e apresentada para o superior. Depois de a proposta ser aceita a equipe engrenou e entregamos o projeto dentro do esperado e atingindo os objetivos.

Com essa pequena história verídica gostaria de destacar alguns pontos:
  • Todo o líder deve ouvir seus liderados - Princípio da Comunicação Empática, quinto hábito de Stephen Covey (7 hábitos de pessoas altamente eficazes);
  • Dar valor as opiniões é um fator extremamente motivador e "fecha" a equipe com seu líder;
  • O líder deve ser humilde e ter autoconfiança.
No entanto, existe certa desconfiança para com esse estilo de liderança. Um dos argumentos é que o líder deve decidir tudo e ser o centro. Concordo, o líder é realmente o centro, aquele que promove a discussão para que sejam levantadas todas as alternativas que possibilitem tomar uma decisão que será dele. Mas a ferramenta para essa decisão deve ser o time. E é o altruísmo de dar o poder à equipe que é frequentemente questionado. Em minha opinião, é exatamente esse o ponto forte da liderança democrática.

O estilo democrático deve ser utilizado quando é necessário obter a aceitação do grupo, com o objetivo de construir consenso ou ainda quando se deseja obter a confiança de peças-chave do time. É bastante indicado para um novo líder ou no início do projeto, durante as primeiras fases.

Tem como principal característica, o impacto altamente positivo para a equipe e com o consequente aumento do comprometimento dos componentes.

A liderança democrática é um dos estilos que mais me atraem por trazer harmonia para o ambiente e proporcionar as melhores condições psicológicas de trabalho, além de um fator motivacional para a equipe.

E você, o que acha?

2 comentários:

  1. Muitas vezes quando se está inserido em uma instituição que trabalha a muito tempo de determinada maneira os responsáveis pelas mais diferentes áreas acabam ficando na chamada zona de conforto, não experimentam o novo, não ousam mudar o método que sempre foi utilizado,esquecem que, como diria Platão,“ninguém se banha duas vezes no mesmo rio”.
    Diante de tal falta de visão pessoas que inegavelmente possuem perfil para ser ótimos líderes acabam cometendo erros. As vezes por não ter escolhido a melhor forma de liderança para determinada equipe, ou mesmo por nem sequer ter parado analisar, estudar as particularidades do grupo que terá de liderar e do projeto que deverá ser desenvolvido.
    Então na hora de avaliar o que deu certo e o que deu errado é que se vê onde tem um verdadeiro líder. Pois um LÍDER de verdade deve ser humilde para reconhecer os erros e os acertos, para enxergar se a forma de liderança que está sendo aplicada é a adequada para aquela equipe, momento e projeto.
    Penso que não existe um estilo de liderança que seja o melhor de todos, deva ser adotado como padrão. Acredito que cada projeto tem a sua particularidade, a sua necessidade e que independente do tipo de liderança que venha a ser aplicada o líder sempre estará lidando com pessoas e por esse motivo o respeito por cada indivíduo deve ser mantido.
    Eu particularmente gosto muito da liderança democrática, pois é um estilo que tende a trazer motivação, harmonia, melhores condições psicológicas para a equipe e com isso contribui positivamente para com o clima no ambiente de trabalho. Me arrisco a dizer que é um excelente estilo de liderança para ser aplicado em equipes que tem se sentido desvalorizadas, desestimuladas por decisões tomadas unilateralmente ao longo do tempo.

    ResponderExcluir
  2. muitas veses um lider autoritario não alcansa os objetivos desejados,pois acha que a opinião de seus 'operarios' não tem importancia,mas pelo contrario,com apenas 15 anos ,eu tenho esperiencia de lideranças democraticas em minha vida que dei muito certo,acredito no cresçimento com trabalho em equipe respeitando as vontades e idéias de nossos colegas,pois nem sempre a perfeição esta ao nosso alcance e uma idéia ou outra pode ser recompenssadora em um projeto,um desafio talves,por isso ser um bom lider não depende apenas de se esforçar sozinho mas sim obter o amisor numero de informações de nossos colegas,e tentar tranmitilas de uma maneira positiva,com intuito de creimento no ambiente de trabalho, EU ME CONSIDERO UMA LIDER DEMOCRATICA....

    ResponderExcluir